Vendas dos supermercados acumulam alta de 3,53% em 2013

As vendas reais do setor supermercadista em março de 2013 subiram 9,65% em relação a março de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com o mês de fevereiro deste ano, houve um crescimento real de 19,26%. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas do setor supermercadista acumulam crescimento real de 3,53 %, na comparação com igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice Nacional de Vendas da Abras apresentou crescimento de 19,82% em março em relação a fevereiro de 2013 e alta de 16,92% quando comparado a fevereiro de 2012. O acumulado nominal, no trimestre, chega a 10,17%.
“As ótimas vendas ocorridas no período da Páscoa, considerado pelo setor o segundo melhor momento em venda do ano, permitiram extraordinário crescimento do nosso indicador de vendas para o mês de março, que se beneficia também do efeito deslocamento de data, pois no ano passado a Páscoa caiu na primeira semana de abril. Apesar da questão de sazonalidade, estimamos que os resultados continuem positivos e com tendência de estabilização deste patamar no decorrer do ano”, afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada.