Preferência pelos supermercados

Segundo os dados do Instituto Segmento Pesquisas, 89,7% dos gaúchos elegem os supermercados como local principal ou alternativo de compras para a Páscoa.

A variedade de opções de produtos foi apontada por 55% dos entrevistados como um dos motivos da escolha dos supermercados em relação a outras lojas, seguida pelo preço mais baixo (47,5%) e pela comodidade de efetuar todas as compras em um mesmo lugar (42%), que até o ano passado era o principal diferencial do setor apontado pelos consumidores.

Segundo o Instituto Segmento Pesquisas, os gaúchos vão gastar, em média, R$ 180,20 nas compras de produtos para a Páscoa em supermercados, valor quase R$ 20 mais alto que em 2013. Em média, os itens para a Páscoa estarão 8,9% mais caros que em 2013 (índice não deflacionado). Os ovos de Páscoa em geral (+12,4%), a carne para churrasco (+8,8%) e as caixas de bombom (+7,6%) são os principais responsáveis pela alta. Por outro lado, o bacalhau (+1,3%), as azeitonas (+2,1%) e a colomba pascal (+2,5%)foram os produtos que menos variaram de preço.