PIB gaúcho cresce 5,8%

O bom momento do agronegócio puxou a economia gaúcha para um crescimento de 5,8% no ano passado, anunciou nesta manhã a Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE). Trata-se de um dos maiores crescimentos dos últimos anos no Rio Grande do Sul.

O agronegócio cresceu 39,7%, puxado principalmente pelas safras de milho e soja, que tiveram elevada produção e bons preços internacionais. Com mais dinheiro circulando nas cidades do interior, o setor de serviços cresceu 3,2%. A indústria teve um ano positivo, crescendo 3,6%, puxada pelos setores de veículos e máquinas.
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul supera em mais de duas vezes o brasileiro em 2013 (2,3%). Também recupera a economia gaúcha de um tombo de 1,4% no ano anterior, relacionado ao desempenho ruim do campo, que havia sofrido com estiagem em 2012. “O incremento no PIB se deve exclusivamente ao efeito da safra, e teve crescimento em razão do efeito estatístico de um PIB fraco em 2012”, avalia o economista Celso Pudwell.

Uma prévia do PIB já havia sido anunciada pelo governador Tarso Genro na segunda-feira, durante a abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Tarso havia estimado a alta entre 6,6% e 6,8%, acima do resultado oficial, divulgado nesta manhã.
Fonte: Zero Hora.com